Dia 1 - Novena de Santo Agostinho
“Fizeste-nos para Ti, Senhor, e inquieto está o nosso coração enquanto não repousa em Ti.”(Confissões, I,1)
Agostinho nos ensina já neste primeiro dia que a inquietude que carregamos, tantas vezes transformada em busca por coisas passageiras, é na verdade um chamado de Deus, uma saudade do Céu impressa em nós. A vida cristã é, portanto, uma peregrinação: caminhamos neste mundo com sede de eternidade, até o repouso definitivo em Deus.
Palavra de Deus
"Como suspira a corça pelas águas correntes, assim minha alma suspira por Ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando irei e verei a face de Deus?"(Salmo 42, 2-3)
Meditação
Neste primeiro dia, Santo Agostinho nos convida a reconhecer a sede que habita em nós. Quantas vezes tentamos matar essa sede em fontes que não saciam? Ele próprio buscou em filosofias, prazeres, honras e amores passageiros o que somente Deus poderia oferecer.
A sua conversão começa quando reconhece: o coração humano é demasiado grande para ser preenchido com coisas pequenas. Essa inquietação, que tantas vezes nos pesa, não é uma maldição, mas uma graça. É a voz de Deus dentro de nós, chamando-nos de volta para casa.
Hoje, somos convidados a olhar para nossa própria vida e perguntar: Onde tenho buscado saciar minha sede? Tenho reconhecido que só em Deus minha alma encontrará repouso?
Oração do Dia
Santo Agostinho, peregrino incansável da Verdade, tu que buscaste em tantas direções até compreender que só em Deus está a fonte da vida, ensina-nos também a reconhecer a sede do nosso coração. Intercede por nós para que não nos percamos em ilusões, mas que aprendamos a repousar somente no Senhor.
Senhor, torna-nos conscientes da inquietude que habita em nós, para que não a abafemos com distrações, mas a transformemos em desejo ardente de Ti. Que possamos experimentar, já nesta terra, a alegria de caminhar contigo, rumo ao repouso eterno.
Amém.
Oração Final da Novena (rezada todos os dias)
“Senhor nosso Deus, que inflamastes o coração de Santo Agostinho com o fogo do Vosso amor e o atraístes para Vós após tantos caminhos percorridos, fazei que também nós, iluminados pelo mesmo Espírito, busquemos sempre a verdade e jamais nos contentemos com menos do que Vós. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”
✨ Sugestão prática para hoje: Reserve ao menos 10 minutos de silêncio diante de Deus. Fale a Ele das suas inquietações e ofereça a sua sede como oração.
Meditemos uns instantes e peçamos a graça que desejamos conseguir nesta Novena.
Três Pai-Nossos, Ave-Maria e Glórias a Santíssima Trindade, em memória da devoção com que venerou este Mistério o grande padre e Doutor da Igreja Santo Agostinho.
Geração IMMA, moldes que mudam vidas.
Comentários
Postar um comentário