Na quarta-feira de cinzas, o Jejum e a abstinência de carne são obrigatórios?

Na quaresma, o Jejum e a Abstinência de carne são necessários?




É muito comum as pessoas se questionarem sobre as práticas penitenciais da quaresma. Dentre as práticas mais comuns, há algumas práticas que são obrigatórias, e todo católico deve ficar atento. Veja quais são elas:

Jejum e a Abstinência de Carne são obrigatórios em dois dias durante a Quaresma, são eles: a Quarta-feira de Cinzas a Sexta-feira Santa.

A prática do Jejum consiste em abster-se do alimento fazendo apenas uma refeição completa durante o dia. Ele é obrigatório para as pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos. Fora desses limites, é o Jejum é opcional. Também estão dispensados pessoas doentes, gestantes, ou trabalhadores que façam um trabalho braçal muito pesado, que necessitem das duas refeições completas.

Àqueles que não conseguem passar o dia todo com apenas uma refeição completa, é permitido fazer uma ou duas refeições pequenas refeições durante o dia para complementar, mas não é recomendado que fique beliscando outros alimentos durante o dia. O Jejum precisa ser respeitado.

Também há aqueles que preferem passar o dia todo com um jejum mais rigoroso, se alimentando apenas com apenas com pão e água.

Juntamente com o Jejum, também é obrigatório a Abstinência de comer carne

Ela é obrigatória para todas as pessoas a partir dos 14 anos de idade.

Além da Sexta-Feira Santa, a Santa igreja determina que todo católico deve fazer abstinência de carne todas sextas-feiras do ano. O gesto, dependendo da determinação da Conferência Episcopal de cada país, pode ser substituído por outro tipo de mortificação.

Mandamentos da Igreja

Além dos 10 mandamentos da Lei de Deus, também existem os Mandamentos da Igreja.

Os principais mandamentos da Igreja são cinco:


1 – Participar da Santa Missa inteira aos domingos e Festas de Guarda (no Brasil são 4: 1º de janeiro, Corpo de Deus, Imaculada Conceição, Natal) e abster-se das atividades e negócios que impeçam o culto a ser prestado a Deus, a alegria própria do dia do Senhor e o devido descanso da mente e do corpo (cf. CDC 1247).

2 – Confessar-se com frequência, ou ao menos uma vez por ano (cf. CDC 989).


3 – Comungar ao menos uma vez por ano no tempo pascal: de Quinta-Feira Santa até o domingo de Pentecostes (cf. CDC 920).


4 – Praticar a penitência a escolha todas as Sextas-Feiras do ano; jejuar e abster-se de carne na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa (cf. CDC 1250 e 1251).

5 – Socorrer às necessidades financeiras da Igreja: culto divino, obras de apostolado e de caridade, honesto sustento dos ministros (cf. CFC 222-1).


Código de Direito Canônico

Veja também o que nos orienta o Código de Direito Canônico:

Cân. 1250 – “Os dias e tempos penitenciais, em toda a Igreja, são todas as sextas – feiras do ano e o tempo da quaresma”.

Cân. 1251 – “Observe-se a abstinência de carne ou de outro alimento, segundo as prescrições da Conferência dos Bispos, em todas as sextas-feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades; observem-se a abstinência e o jejum na quarta-feira de Cinzas e na sexta feira da paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Cân. 1252 – “Estão obrigados à lei da abstinência aqueles que tiverem completado catorze anos de idade; estão obrigados à lei do jejum todos os maiores de idade até os sessenta anos começados. Todavia, os pastores de almas e os pais cuidem que sejam formados para o genuíno sentido da penitência também os que não estão obrigados a lei do jejum e da abstinência, em razão da pouca idade”.


Moldes que mudam vidas, somos Geração IMMA. Geração da IMACULADA.

Não deixe de nos acompanhar em nossos outros canais para manter-se atualizado e envolvido:

Precisa de ajuda?

Estamos aqui para você! Se tiver qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato com nosso time de suporte dedicado por e-mail geracaoimma@gmail.com

Deus abençoe.
Referência:https://templariodemaria.com/na-quaresma-o-jejum-e-a-abstinencia-de-carne-sao-necessarios

Comentários

Postagens mais visitadas